Posts feitos por fczuardi
-
Draft: Peso, privacidade, adblock e coisas que… PUM! Só a web faz por você
Um dos argumentos que o facebook usou para anunciar seus "instant articles" foi o do peso (artigos levam mais de 8 segundos para carregar)
http://media.fb.com/2015/05/12/instantarticles/
Gruber comentou:
http://daringfireball.net/2015/05/facebook_instant_articles
PPK replicou:
http://www.quirksmode.org/blog/archives/2015/05/tools_dont_solv.html
E um cara do React treplicou:
https://medium.com/@sebmarkbage/tooling-is-not-the-problem-of-the-web-cb0ae1fdbbc6
Quero dar meu pitaco nesta conversa também, acho que existe um ponto valido na questao da performance de do peso (facebook tem razao, 8 segundos para ler um texto é ridículo), mas a melhor solução não é na minha opinião uma app e abrir mao de ainda mais controle e liberdade para entregar isto aos donos das apps e dos marketplaces.
Acho que faltou um ponto importante: ad-blockers
- nao temos ainda solucoes boas de ad blockers e outras ferramentas de privacidade nas plataformas mobile e nativas
- nao é do interesse de ninguem que controla as apps e as app stores de que tais ferramentas surjam
- na web, com padroes abertos e navegadores com código-fonte abertos/livres, isto é bem mais difícil de barrar e…
- o controle potencialmente fica nas maos dos usuários
Uma ferramenta de privacidade, ao estilo ad-blockers como o ublock e o adblock plus, pode eliminar mais de 90% do peso dos sites de notícias, remover as chateações e preservar a pricacidade dos leitores.
É uma maneira mais bottom up de melhorar o estilo, a performance e as prioridades de sites de terceiros sem esperar que os donos dos conteudos e das plataformas entendam as vantagens. Quem sabe se virar nesta plataforma sem dono e anárquica dificilmente a trocaria por um walled garden qualquer, ainda que bonito e com boa performance.
Resumindo, o problema existe e é real: produtores de conteúdo por consequencia de querer/precisar viver de propaganda e viver no mercado de atenção, cada vez mais entulham seus canais com lixo, popups, propaganda, mil scripts, frameworks, botoes sociais, trackers e etc. Os sites são horriveis, pesados e demoram para carregar. A culpa nao é da plataforma. A solução não é migrar para uma plataforma centralizada. Dá para competir com algo limpo, leve e bonito respeitando a liberdade e inteligencia do usuario.
-
RE: Draft: Site "sem censura"
Guilherme Flynn:
https://www.facebook.com/guilherme.flynn/posts/902521449807496
Tentei compartilhar ontem uma matéria de conteúdo semelhante (mas com uma abordagem mais clara do problema) e o Facebook não deixou! preocupante...
De qualquer forma aqui vai, de um jornalão desses mesmo. Atenção ao "máximo". http://www1.folha.uol.com.br/…/1628265-alckmin-impoe-teto-p…
Alckmin impõe teto para repasse de verba a USP, Unesp e Unicamp
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) transformou em "teto" o que era o "piso" de verba a ser destinada às três universidades paulistas: USP, Unesp e Unicamp.
www1.folha.uol.com.br -
RE: Draft: Site "sem censura"
Outro que reclamou e até chegou a ir atrás um pouco (tipo telegram vs whatsapp ou um site proprio e um site de um colega): Matheus Faria (o autor do pedido de impeachment do Toffoli que foi engavetado pelo senador Renan:
-
RE: Draft: Site "sem censura"
Emilio enviou este post magnífico sobre a questão, que sobrevive graças ao trabalho da http://archive.org
Isso porque na base de toda possibilidade de livre expressão, estão os direitos de propriedade, e porque essa possibilidade não existe sem eles.
Essa é uma constatação um pouco escandalosa, porque os direitos de livre expressão estão na moda e são universalmente celebrados, mas os direitos de propriedade são politicamente incorretos, e todos os esforços políticos recentes têm sido no sentido de restringi-los, de permitir inúmeras intrusões e violações deles pelo Estado, sob os pretextos mais absurdos. Mas é curioso notar que ela também permite que se estabeleçam os direitos de livre expressão numa base muito mais sólida do que as normalmente apresentadas - desde que não se adote alguma teoria restritiva dos direitos de propriedade.
-
RE: Draft: Site "sem censura"
@DaniloOliveira boa! Esta polêmica de fotos de amamentação já foi bem grande vale a pena ser mencionada!!
- http://www.huffingtonpost.com/soraya-chemaly/freethenipple-facebook-changes_b_5473467.html
- https://www.facebook.com/help/340974655932193
E o fato destas moderações serem feitas por algorítmos, o problema do contentID do youtube, os avanços em IA para categorizar fotos/videos, etc
-
RE: Draft: Site "sem censura"
Tópicos um pouco mais difíceis/nível-2, mas listo por desencargo:
- federated social networks
- gnu social
- p2p
- diaspora
- tent
- https://unhosted.org/
- https://assembly.com/about
- https://unlock.fund
- federated social networks
-
RE: Draft: Site "sem censura"
Outro tópico ainda: falar de como o facebook é bonzinho-só-que-não e quer dar "internet"-de-graça pros pobres de Heliópolis ou pros pescadores da índia:
-
RE: Draft: Site "sem censura"
Outro possível tópico a ser abordado: qual a gota dagua de cada pessoa que eventualmente abandona o facebook, por exemplo, o Gabriel Fedel e o Chico Simoes:
https://www.facebook.com/chico.simoes.311/posts/468568776629916
Bom dia facerada!
Esta semana que passou nossa ilustre presidenta derramou a gota que faltava pra eu sair desta merda!
Quem me conhece sabe que dediquei e dedico grande parte de minha vida proficional à educação digital no Brasil e o acordo acertado entre o Brasil e o facisbook joga uma pá de cal em cima deste trabalho, escancarando que a permanencia aqui, contribui e muito para piorar o já difícil Brasil!
É isso aí, vamos de mal a pior...
A noticia boa é que vou dar uns dia pra me despedir de vocês
wink emoticonHasta
-
Draft: Site "sem censura"
Contexto
Quero escrever um post documentando algo que tem me irritado, expandir este tweet:
Acho bom ver gente reclamando de "censura" no facebook. Quem sabe o povo começa a se tocar que a web é maior que aquela espelunca de site.
A ideia do post seria listar alguns mimimis de gente das mais variadas posicoes no espectro ideologico esquerda-direita reclamando que foi "censurada" no Face, para depois concluir que eles próprios se submeteram a isto voluntariamente e então começar a escrever sobre como a web funciona, como ter seu proprio site e ser dono do que é ou não é divulgado.
Talvez no mesmo post ou em uma sequencia, explicar RSS e outros meios de substituir a comodidade da rede-de-contatos do facebook sem o facebook.
Alguém tem contribuições de links para projetos, blog posts dentro deste tema? Ou sugestões sobre o pontos a abordar? O que seria legal ter num post introdutorio sobre este tema da autonomia e de ser a própria mídia?
Alguma analogia com carros? :P
Abaixo uma lista nao exaustiva do que tenho até aqui:
Material / links:
1. Thiago Pimentel
Data: May 1 at 12:39pm
URL: https://www.facebook.com/antropoiese/posts/10203047472902783?fref=nf&pnref=storyO bloqueio do Facebook à cobertura da greve dos professores é censura corporativa e deixa claro o nosso grande risco: Estamos adotando uma plataforma privada como lócus privilegiado do debate público.
Que fique claro aos que ainda não entenderam: o Facebook não é a Internet!
Este terreno privado não é e nunca vai ser uma praça pública!2. Olavo de Carvalho
Data: May 1 at 12:27pm
URL: https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/485876088231137O sr. Mark Zuckerberger e seus representantes no Brasil violaram a nossa Constituição: http://t.co/tSicAgXLGi
Meu comentário nesta thread:
Gente, menos... O facebook não é a rede, não é a web e não é a Internet. É um serviço privado e bem ruim, só isso. Reclamar que esta sendo censurado no facebook é o mesmo que reclamar que seu comentário foi removido de algum blog petista. Não deveria ser surpresa.
Data: May 5 at 6:43pm
URL: https://www.facebook.com/carvalho.olavo/posts/487163388102407Alguém me informa que este artigo vem sendo censurado pelo Facebook. Publico-o novamente para fins de teste. Vejamos o que acontece:
3. Felipe Moura Brasil
4. Ministério da Cultura / Jucá Ferreira
Há algumas semanas uma foto de um casal de indígenas de peito nu, pertencente ao acervo da Biblioteca Nacional e integrante de um projeto de difusão do patrimônio fotográfico brasileiro, foi censurada pelo Facebook. Já havia ouvido relatos de artistas e ativistas sobre casos de censura dentro dessa rede social, mas não achei que eles chegariam ao ponto de censurar o estado brasileiro. Pois censuraram, e nós reagimos, anunciando que os processaríamos com base nas nossas leis e no nosso respeito à Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade Cultural. Antes de decidir pelo processo, cheguei a procurar os gestores do Facebook no Brasil, mas eles se recusaram a rever a censura. Depois do barulho, recuaram. Um recuo tático, como sabemos, pois se trata de prática recorrente.
Outros:
- http://www.folhapolitica.org/2015/04/posts-apagados-e-paginas-bloqueadas.html
- http://mashable.com/2015/04/30/facebook-disappearing-posts/
-
“An error in our system that helps block bad links on Facebook incorrectly marked some URLs as malicious or inappropriate," a Facebook spokesperson told Mashable. "As a result, some existing posts were hidden, while other posts were blocked completely. We’ve resolved the issue and the remaining affected URLs are being unblocked. We apologize for the inconvenience this has caused.”
-
Autonomia, web servers, hosting, rss etc:
-
RE: NodeBB - uma solução para comentários
testando cadastro/login via twitter SSO, para baixar a barreira de entrada (e nao precisar criar mais uma conta.