fczuardi
@fczuardi
Posts feitos por fczuardi
-
Draft: Peso, privacidade, adblock e coisas que… PUM! Só a web faz por você
Um dos argumentos que o facebook usou para anunciar seus "instant articles" foi o do peso (artigos levam mais de 8 segundos para carregar)
http://media.fb.com/2015/05/12/instantarticles/
Gruber comentou:
http://daringfireball.net/2015/05/facebook_instant_articles
PPK replicou:
http://www.quirksmode.org/blog/archives/2015/05/tools_dont_solv.html
E um cara do React treplicou:
https://medium.com/@sebmarkbage/tooling-is-not-the-problem-of-the-web-cb0ae1fdbbc6
Quero dar meu pitaco nesta conversa também, acho que existe um ponto valido na questao da performance de do peso (facebook tem razao, 8 segundos para ler um texto é ridículo), mas a melhor solução não é na minha opinião uma app e abrir mao de ainda mais controle e liberdade para entregar isto aos donos das apps e dos marketplaces.
Acho que faltou um ponto importante: ad-blockers
- nao temos ainda solucoes boas de ad blockers e outras ferramentas de privacidade nas plataformas mobile e nativas
- nao é do interesse de ninguem que controla as apps e as app stores de que tais ferramentas surjam
- na web, com padroes abertos e navegadores com código-fonte abertos/livres, isto é bem mais difícil de barrar e…
- o controle potencialmente fica nas maos dos usuários
Uma ferramenta de privacidade, ao estilo ad-blockers como o ublock e o adblock plus, pode eliminar mais de 90% do peso dos sites de notícias, remover as chateações e preservar a pricacidade dos leitores.
É uma maneira mais bottom up de melhorar o estilo, a performance e as prioridades de sites de terceiros sem esperar que os donos dos conteudos e das plataformas entendam as vantagens. Quem sabe se virar nesta plataforma sem dono e anárquica dificilmente a trocaria por um walled garden qualquer, ainda que bonito e com boa performance.
Resumindo, o problema existe e é real: produtores de conteúdo por consequencia de querer/precisar viver de propaganda e viver no mercado de atenção, cada vez mais entulham seus canais com lixo, popups, propaganda, mil scripts, frameworks, botoes sociais, trackers e etc. Os sites são horriveis, pesados e demoram para carregar. A culpa nao é da plataforma. A solução não é migrar para uma plataforma centralizada. Dá para competir com algo limpo, leve e bonito respeitando a liberdade e inteligencia do usuario.
-
RE: Draft: Site "sem censura"
Guilherme Flynn:
https://www.facebook.com/guilherme.flynn/posts/902521449807496
Tentei compartilhar ontem uma matéria de conteúdo semelhante (mas com uma abordagem mais clara do problema) e o Facebook não deixou! preocupante...
De qualquer forma aqui vai, de um jornalão desses mesmo. Atenção ao "máximo". http://www1.folha.uol.com.br/…/1628265-alckmin-impoe-teto-p…
Alckmin impõe teto para repasse de verba a USP, Unesp e Unicamp
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) transformou em "teto" o que era o "piso" de verba a ser destinada às três universidades paulistas: USP, Unesp e Unicamp.
www1.folha.uol.com.br -
RE: Draft: Site "sem censura"
Outro que reclamou e até chegou a ir atrás um pouco (tipo telegram vs whatsapp ou um site proprio e um site de um colega): Matheus Faria (o autor do pedido de impeachment do Toffoli que foi engavetado pelo senador Renan:
-
RE: Draft: Site "sem censura"
Emilio enviou este post magnífico sobre a questão, que sobrevive graças ao trabalho da http://archive.org
Isso porque na base de toda possibilidade de livre expressão, estão os direitos de propriedade, e porque essa possibilidade não existe sem eles.
Essa é uma constatação um pouco escandalosa, porque os direitos de livre expressão estão na moda e são universalmente celebrados, mas os direitos de propriedade são politicamente incorretos, e todos os esforços políticos recentes têm sido no sentido de restringi-los, de permitir inúmeras intrusões e violações deles pelo Estado, sob os pretextos mais absurdos. Mas é curioso notar que ela também permite que se estabeleçam os direitos de livre expressão numa base muito mais sólida do que as normalmente apresentadas - desde que não se adote alguma teoria restritiva dos direitos de propriedade.
-
RE: Draft: Site "sem censura"
@DaniloOliveira boa! Esta polêmica de fotos de amamentação já foi bem grande vale a pena ser mencionada!!
- http://www.huffingtonpost.com/soraya-chemaly/freethenipple-facebook-changes_b_5473467.html
- https://www.facebook.com/help/340974655932193
E o fato destas moderações serem feitas por algorítmos, o problema do contentID do youtube, os avanços em IA para categorizar fotos/videos, etc
-
RE: Draft: Site "sem censura"
Tópicos um pouco mais difíceis/nível-2, mas listo por desencargo:
- federated social networks
- gnu social
- p2p
- diaspora
- tent
- https://unhosted.org/
- https://assembly.com/about
- https://unlock.fund
- federated social networks
-
RE: Draft: Site "sem censura"
Outro tópico ainda: falar de como o facebook é bonzinho-só-que-não e quer dar "internet"-de-graça pros pobres de Heliópolis ou pros pescadores da índia: